quinta-feira, 11 de junho de 2009

Mídias na Escola

A chegada das novas tecnologias e mídias é uma realidade que desafia os profissionais de todas as áreas. Inserido nesse contexto, o professor precisa assumir uma postura de predisposição à mudança, de compreensão do modo de ser, agir, pensar e se comunicar das novas gerações, como também saber o quê, como, o porquê e quando usar as diferentes mídias nos processos de ensino e aprendizagem. É necessário que se desenvolva um trabalho pedagógico, integrando as mídias no contexto da escola.
Aspecto relevante diz respeito à sala de aula como espaço de múltiplas formas de aprender. Para que isto ocorra, deve-se oportunizar o pesquisar, o informar-(se) e o divulgar as atividades de aprendizagens. A sala de aula atual precisa ter acesso fácil ao vídeo, DVD, projetor multimídia e Internet, para acesso a sites e a Blogs, em tempo real, tanto por parte do professor quanto dos estudantes.
A tecnologia digital traz impacto no processo de ensino e aprendizagem, o qual os educadores estão tendo que enfrentar, pois para a maioria, o conhecimento das novas tecnologias e suas possibilidades ainda é incipiente. E, nesse contexto, surgem questionamentos. Será possível implementar soluções pedagógicas inovadoras sem o conhecimento técnico? Os recursos técnicos serão adequadamente usados sem o pedagógico?
Em relação ao computador, há uma ampla diversidade de atividades que os professores podem propor. No entanto, elas podem ou não estar contribuindo para o processo de construção do conhecimento, à medida que o aluno pode estar buscando informações na rede Internet, na forma de texto, vídeo ou gráficos, colando-as na elaboração de uma multimídia, sem ter refletido, sintetizado os conteúdos utilizados.
O professor deve estar atento e ser nesse processo, indubitavelmente, o articulador do ensino com a pesquisa, observando o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do aluno, sua forma de linguagem, sua escrita. É fato que o uso da TIC estabelece um outro tipo de leitura, distanciando-se do gênero livro didático, do material impresso, uma vez que está baseada entre as idéias e conceitos articuladores por meio de links, que conectam informações, como palavras, páginas, imagens, animações, gráficos, clipes de vídeo.

Fontes:

ALMEIDA, M. E. B. Prática e formação de professores na integração de mídias. Disponível em < http://www.tvebrasil.com.br/saalto> Acesso: em 10 de agosto de 2006.
MORAN, José Manuel. Texto: “As múltiplas formas de aprender”. Disponível em
< http://www.eca.usp.br/prof/moran/positivo.pdf> Acesso em: 31 de agosto de 2006.
VALENTE, José Armando. O papel do computador no processo de ensino-aprendizagem. Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro1sf.df
Acesso em 02 de setembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário